Patricia Godoy Ritter de Bairos

Clique para ampliarPatricia Godoy Ritter de Bairos nasceu em Carazinho/RS e reside no município de Passo Fundo/RS desde 1996. Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e é Pós-graduada em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora, revisora de textos, escritora, palestrante e contadora de histórias, faz parte da Academia Passo-Fundense de Letras ocupando a cadeira 27 do sodalício, tendo como patronesse Ana Luísa Ferrão Teixeira.

Dedica-se há muitos anos à escrita de literatura infantil, infantojuvenil e crônicas. Realizou a sua primeira publicação em 2018 com o lançamento do livro Nina Leonina, durante a 31ª Feira do Livro de Passo Fundo.

Suas obras: “Nina Leonina” (2018), “Heitor O Menino Que Queria Ser Um Campeão de Kart” (2019), “O Mundo de Lucca” (2019), “Reticências…” (2019) e “ “Uma História Sobre 2020” (2020), são pontos de partida para diversos projetos pedagógicos em escolas públicas e particulares. Através dos temas abordados em sua escrita, voltados para a inclusão, brincadeiras antigas, árvore genealógica, pesquisa, meio ambiente e outros, novas releituras podem ser realizadas de forma interdisciplinar nas instituições de ensino.

Considera-se uma pessoa sonhadora e que através das suas leituras está sempre a aprender sobre lugares e pessoas. Seus autores preferidos são: Machado de Assis, José Mauro de Vasconcelos, Aloysio de Azevedo, Martha Medeiros, Moacyr Scliar e Goethe.

Lê mais de um livro ao mesmo tempo e acredita que a palavra desistir não faz parte do seu vocabulário. Além disso, ama intensamente sua família e acredita que desde cedo é preciso aproximar a arte, a cultura e a literatura das crianças, pois assim a sociedade terá adultos com mais empatia e criatividade.

 

Please publish modules in offcanvas position.