Luciana Marinho Albrecht

Clique para ampliarLuciana Marinho Albrecht é brasileira, nascida em Porto Alegre (RS) em 1978 e residente em Passo Fundo (RS) desde 2004, filha dos professores Aidé Beatriz Amoedo Marinho e Luiz Roberto Retamal Albrecht (falecido), mãe de Victor Marinho Albrecht Rodrigues, fruto do seu primeiro casamento e de Elisa Amoedo Albrecht Moreira fruto de sua união com Alexandre Luis Pinto Moreira com quem é casada.

Escritora, poeta, contadora de histórias, produtora cultural e gestora de projetos. Docente do programa Jovem Aprendiz Senac Passo Fundo. Youtuber no canal Mil e uma Histórias. Graduada em Administração e Comércio Exterior pela Anhanguera Educacional de Passo Fundo (RS) em 2011; MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getílio Vargas (FGV) em 2016. Fundadora e administradora da Projetos Sorrisos Editora e Produtora Cultural.

A relação de Luciana com a escrita iniciou ainda em sua infância na escola estadual de ensino fundamental General Daltro Filho, onde desde cedo demonstrou aptidão para escrita participando de atividades de leitura e escrita, assim como concursos literários desenvolvidos na própria escola. Aluna de escola pública, cursou o ensino médio na escola estadual Dom João Becker, em Porto Alegre (RS). Ainda na capital, estudou Teatro de Rua e Improviso nos anos de 1996/1997, neste período, ao ser mãe jovem, aos 18 anos, optou por uma carreira mais técnica e com um retorno financeiro mais rápido, deixando as aptidões artísticas de lado e dedicando-se por aproximadamente 15 anos à carreira comercial, onde desenvolveu atividades na área como; promotora de vendas, supervisão comercial, coordenação de merchandising e treinamento de equipes comerciais em grandes empresas nacionais e internacionais, entre elas: Cadbury Adams Brasil, RR Donnelley, Schumann, Fundação Getúlio Vargas e O Boticário.

Mesmo enquanto dedicava-se a área comercial, estudou de maneira autodidata e on-line conteúdos de escrita, mediação de leitura e contação de histórias, desenvolvendo de forma paralela suas atividades literárias. Sempre com uma forte inspiração para relacionar-se com o público jovem, foi chefe escoteira do Grupo Escoteiro Cariris de 2008 a 2010, já estando domiciliada em Passo Fundo.

Em 2016 com seu livro de estreia pronto, ilustrado, revisado e editado, A Estrela Pequenina, decidiu-se por investir em sua carreira literária e em sua empresa a Projetos Sorrisos - Editora e Produtora Cultural, dedicando-se desde essa data integralmente à literatura, à contação de histórias, aos projetos literários e de incentivo à leitura, à escrita e a produção de projetos culturais e sociais.

Enquanto escritora seus livros já lançados são: A Estrela Pequenina (2016) e O Procura Encrenca (2019), ambos dedicados à infância e abordam de forma sutil e lúdica temas relevantes e atuais para o universo infantil como o respeito às diferenças, ritmo pessoal e Bullying. Prepara-se para lançar ainda este ano seu novo livro infantil, a obra Bandolins (2022), livro bilíngue atrelado ao projeto de mesmo nome que tem por objetivo falar sobre arte, tempo e infância e divulgar a linguagem de sinais (Libras), livro e projeto contemplados com a premiação Funcultura, 2021. Uma das inspirações para o projeto é o fato de a autora Luciana ser surda bilateral (surdez moderada a severa, oralizada) desde sua juventude.

Autora da obra poética para adultos, Confidências da Noite – Poemas, sonhos e delírios (2021), contemplada pelo Funcultura Passo Fundo/RS (2020), premiada em segundo lugar na categoria Poesia do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo (2021). O livro apoia os projetos sociais “Uma Apoia a Outra – UAOu!” e “Oficina de Escrita Poética – uma outra masculinidade”, que têm como base oficinas de escrita poética terapêutica com mulheres e homens em situação de vulnerabilidade social, ressignificando sentidos, saberes e sentimentos através do fazer artístico. O projeto também reverte uma parte da renda obtida com a venda do livro para instituições de amparo a mulheres.

Participa das obras coletivas, como autora cronista/poeta: O Monstro e a Flor (2020). Livro lançado pela editora Physalis, organizada pelos autores Pablo Morenno e Aleixo da Rosa, uma coletânea de crônicas sobre a pandemia e o e-book A Poesia não é inofensiva (2020) do Projeto Toma aí um poema de Jéssica Iancoski.

Curadora e organizadora da Mostra de Literatura Infantojuvenil no Festival Cultural do Brasil em Viena (Áustria) – Edição 2021 - evento internacional, multiartístico, idealizado e coordenado pela ONG Verein Papagaio, de Vanessa Noronha Tolle.

Idealizadora, entrevistadora e apresentadora do Projeto Cultural Virtual Mulheres na Literatura – 2020 – 2022 - desenvolvido no canal do YouTube Mil e uma Histórias.

Idealizadora e coorganizadora do projeto cultural literário Moinhos Sarau e Mini Oficinas Literárias, um projeto Projetos Sorrisos – 2020 - desenvolvido em conjunto com o coletivo de escritores Sociedade dos Poetas Vivos.

Membra dos coletivos de escritores/escritoras: Sociedade dos Poetas Vivos – SPV Passo Fundo e Mulherio das Letras. Colaboradora eventual de diversas revistas do mundo literário como: Revista Sepé, Entreverbo, Ser Mulher Arte e Las Lobas.

 

 

Please publish modules in offcanvas position.