Lya Luft

Lya Luft nasceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 15 de setembro de 1938. Filha de uma família culta de origem germânica, ela cresceu rodeada de livros e com acesso a grandes obras da literatura universal, o que viria a influenciar seu gosto pela leitura e, consequentemente, sua carreira como escritora.

Lya graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, logo após, completou um mestrado em Literatura Brasileira. Além disso, a escritora também chegou a atuar como professora e tradutora de alemão e inglês, traduzindo para o português mais de uma centena de livros.

Iniciou sua carreira literária em 1968 publicando poesias. Seu primeiro livro de poesias foi intitulado "Canções de Limiar". Entretanto, foi com a prosa que Lya Luft alcançou sucesso absoluto. Seu primeiro romance, "As Parceiras", foi publicado em 1980. A autora já teve seus livros publicados em diversos países, e sua obra é marcada por uma profunda reflexão sobre a condição humana e os desafios da vida contemporânea, especialmente os enfrentados pelas mulheres.

Luft tornou-se ainda mais conhecida com a publicação de "Perdas e Ganhos" (2003), livro esse que se tornou um best-seller. A obra é uma reflexão autobiográfica onde Lya tece comentários profundos sobre temas universais como a passagem do tempo, a morte, o amor, as perdas e os ganhos da vida. A partir dos anos 2000, passou a colaborar em vários periódicos nacionais, primeiramente para a revista "Veja", e, a partir de 2011, para a revista "IstoÉ". Suas crônicas discutem, principalmente, o cotidiano e as questões mais inerentes ao ser humano.

Hoje, Lya Luft é uma das mais conceituadas e bem-sucedidas escritoras brasileiras, com vários livros publicados e um profundo legado para a literatura brasileira.

 

 

Please publish modules in offcanvas position.