Marco Antônio Bomfoco de Almeida

Marco Antônio Bomfoco de Almeida nasceu em Passo Fundo, em uma família de origem portuguesa e italiana, sendo a mãe gaúcha e o pai fluminense de Campos (RJ). Residiu em diversas cidades brasileiras, como Jaguarão, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Uruguaiana, Porto Alegre, Canoas e Nova Friburgo (RJ), e, por breve peŕiodo, em Ancona e em Roma, na Itália. É licenciado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1997) e mestre e doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001 e 2004). Na PUCRS, atuou como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Centro de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem (CEAAL) e no Projeto Variação Linguística Urbana do Sul do País (VARSUL). Foi indicado, em 2005, para o prêmio Capes de Teses. É autor de Introdução à linguística (Porto Alegre, Brejo, 2012) e de Aprendendo português através de gêneros literários: poesia (Porto Alegre, Buqui, 2014). Em Porto Alegre, pode conviver com escritores como Moacyr Scliar, Celso Pedro Luft, Ir. Elvo Clemente, Urbano Zilles e Mário Quintana, tendo a sorte de ser próximo dos dois últimos.

É sócio da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL - Coimbra/Portugal). É colaborador da página de opinião de diversos jornais, como Jornal do Comércio e Zero Hora, de Porto Alegre, e Gazeta de Alagoas, de Maceió. Atualmente, é acadêmico de Psicologia (Bacharelado). Entre seus temas de interesse estão a inter-relação entre linguística e literatura, a poesia brasileira e portuguesa do século XX, a música de Bach e de Brahms.

Nos anos de 1996 e 1997, fez parte da equipe organizadora da Editora da Universidade de Passo Fundo (EDIUPF), onde trabalhou como revisor de linguagem e auxiliou na preparação de originais para publicação. Ainda na UPF, fez amizade com os acadêmicos da APLetras, hoje falecidos, Juan Pedro B. Ottenstein e Benedito Hespanha, que o incentivaram no caminho das letras.

Sempre atuou na área educacional, seja como secretário de escola e auxiliar de direção, seja como secretário em universidades, na UPF e na PUCRS, seja como professor na educação básica e no ensino superior. Na educação básica atuou em todos os sistemas de ensino: particular e público (municipal e estadual).

Publicou artigos em periódicos especializados, com destaque para a Revista Todas as Letras (Mackenzie), Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote/UFRGS) e Justiça e Direito (UPF). Também publicou capítulo em um livro de linguística editado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2007.

 

 

Please publish modules in offcanvas position.